Sejam todos bem vindos ao espaço diferente

Este é um lugar para troca de informações, ideias, comentários, conhecimento e aprendizagem.



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

utilizando a Prancha Livre como tecnologia assistiva

Relatório Pedagógico do Recurso Utilizado: A Prancha Livre

Meu aluno com Sindrome de Dowh usou pela primeira vez o recurso da Prancha Livre.

O objetivo foi apresentar esse recurso e ver como ele se comportaria diante das imagens, sons produzidos pela própria Prancha e se ele iria reconhecer o som e identificar com as imagens.

Utilizamos imagens aleatórias. Através das minhas intervenções meu aluno ia respondendo ao que via na prancha. Nas imagens individuais ele conseguiu identificar imagem e som sem muitas dificuldades, demonstrando satisfação e interesse.

Na utilização de mais de uma imagem com identificação de voz ele consegue fazer o reconhecimento da última palavra a sílaba mais forte. Apresenta grau de dificuldade na formulação de frases.

Nesse caso em especifico acredito que aliado com as tecnologias assistivas um profissional da área de fonoaudiologia poderia ser de um grande ganho para o desenvolvimento da linguagem desse aluno.

Foi de extremo significado para o aluno e para a professora o recurso utilizado, dando a possibilidade de ambos fazerem experiências e observações muito gratificantes para ambos.

Um comentário:

  1. Magale,

    Muito bom saber dos resultados desta atividade. Realmente esse software é maravilhoso e melhor é livre o que o faz mais acessível ainda.

    Abraço

    ResponderExcluir